FPDE e FMH UL celebram parceria estratégica para a Educação e Investigação Científica nos Esports

Lisboa, 30 de Janeiro de 2024 – A Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FPDE) e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa formalizaram um protocolo de colaboração estratégica na área dos Desportos Eletrónicos. A cerimónia oficial de assinatura deste protocolo de colaboração ocorreu no passado dia 26 de Janeiro nas instalações da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, simbolizando um marco significativo na união de esforços para o desenvolvimento e investigação no âmbito dos desportos eletrónicos.

Esta colaboração histórica tem como objetivo promover estudos e investigações científicas no universo dos desportos eletrónicos, com um enfoque particular na importância da motricidade e bem-estar físico dos atletas. Para atingir esse objetivo, ambas entidades vão criar o primeiro Laboratório Nacional de Investigação Científica de Desportos Eletrónicos – o Esports Lab. Este Laboratório é um espaço multidisciplinar que visa impulsionar o desenvolvimento dos esports e dos videojogos através de investigação aplicada e desenvolvimento de tecnologia, educação, inovação e conexões com a comunidade. O propósito principal passa por promover o crescimento e a investigação de esports e videojogos.

Além disso, esta parceria  contempla ainda o lançamento de uma Pós-Graduação em Esports e Comunidades Digitais, e a integração de alunos da FMH UL em estágios curriculares na Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos.

Nota de Imprensa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *