Comunicado Oficial – Pagamento dos prémios do World Esports Championship 2024 (WEC24)

Data: 25 de março de 2025

A Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FPDE) vem por este meio informar todos os seus associados e a comunidade de Desportos Eletrónicos em geral sobre a situação atual relativa ao pagamento dos prémios do World Esports Championship 2024 (WEC24).

É com profundo sentimento de revolta que informamos que a FPDE recebeu apenas 85% do valor total dos prémios anunciados oficialmente para as nossas equipas nacionais no WEC24 por parte da International Esports Federation (IESF), alegadamente devido ao facto de a Federação Saudita de Esports ter aplicado um withholding tax de 15% sobre os valores que entregou à IESF. Mais concretamente, a FPDE recebeu apenas $59.500 dos $70.000 garantidos pela IESF às nossas seleções nacionais que alcançaram o 2º lugar na competição de CS2 Open e o 3º lugar na competição de CS2 Women.

Adicionalmente, é do nosso conhecimento que a IESF não só recebeu $1.000.000 da Federação Saudita pelo prize pool, como também mais $1.000.000 pelo fee de participação, ambos com o referido withholding tax de 15%, totalizando $1.700.000. Ainda assim, e apesar deste valor ser sufuciente pra garantir o pagamento dos prémios na íntegra, a IESF decidiu pagar apenas 85% dos prémios anunciados, alegando “dívidas anteriores” como justificação.

Embora compreendamos que a situação do withholding tax aplicado pelas autoridades sauditas possa estar fora do controlo direto da IESF, e entendamos que poderão ser assacadas responsabilidades legais à Federação Saudita de Esports pelo incumprimento face à IESF, não podemos aceitar que os atletas e as federações nacionais sejam penalizados por estas circunstâncias. É nossa firme convicção que a IESF deve ter capacidade financeira para honrar os seus compromissos, e no caso concreto possui efetivamente liquidez suficiente para o fazer. As “dívidas anteriores” referidas pela IESF não podem, em circunstância alguma, ter prioridade sobre os prémios devidos aos atletas e treinadores que competiram no WEC24.

A FPDE repudia veementemente a posição da IESF em não pagar a totalidade dos prémios oficialmente anunciados e irá proceder com uma queixa formal junto do Board da IESF, reservando-se ainda o direito de acionar os mecanismos legais que entender por justificados.

Reiteramos que lamentamos profundamente o sucedido, o que constitui mais uma demonstração de falta de profissionalismo e seriedade por parte de alguns stakeholders do ecossistema dos esports a nível global que, por um lado anunciam torneios de milhões, e por outro lado, não cumprem com as suas responsabilidades. É particularmente dececionante quando a própria IESF, que pretende ser a autoridade máxima dos esports mundiais, advoga que os atletas e o sentido nacional devem estar acima de tudo, mas quando chega a hora de honrar os compromissos assumidos, ignora os princípios que defende e não cumpre com as suas responsabilidades porque não lhe convém.

Não obstante, a Direção da FPDE entende que não devemos deixar de defender os interesses dos nossos atletas, treinadores e clubes associados, que ainda por cima demonstraram a sua qualidade de forma ímpar e exemplar nas competições internacionais, conseguindo resultados extraordinários que foram, inclusivamente, alvo de reconhecimento unânime em sede da Assembleia da República Portuguesa.

Assim sendo, a FPDE tomou a decisão de honrar integralmente os compromissos assumidos com os nossos atletas, treinadores e clubes, suportando a diferença do valor em falta. Esta decisão, assim como a comfirmação dos valores individuais a receber por cada Clube, Atleta e Treinador, já foi enviado para cada participante por email. Não permitiremos que o esforço, dedicação e talento demonstrados pelos nossos representantes sejam desvalorizados por ações menos dignas e sérias de terceiros.

A FPDE continuará a trabalhar incansavelmente para defender os interesses dos seus associados e para elevar o nível do esports em Portugal, sempre com o máximo rigor, transparência e responsabilidade.

Contacto para mais informações:

Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos
Email: comunicacao@fpde.pt


Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *