A Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FPDE) vem, por este meio, manifestar o seu profundo desagrado e repúdio com as recentes declarações públicas de Pedro Tavares, que, até à data de ontem, desempenhava funções como caster oficial das Transmissões dos jogos das Seleções Nacionais, indicado pela Defiant Media, parceiro que foi seleccionado para esta produção.
A FPDE tem como missão promover o desporto eletrónico em Portugal de forma transparente, ética e justa. Neste sentido, sempre privilegiamos uma relação de colaboração e confiança com todos os nossos parceiros, incluindo Tournament Organizers, Equipas de Produção, Treinadores, Atletas e Clubes.
Rejeitamos categoricamente as alegações de que a FPDE tenha ameaçado de não pagar os serviços prestados por qualquer um dos seus colaboradores. A verdade é diametralmente oposta: a FPDE sempre honrou os seus compromissos financeiros e tem como prioridade garantir que todos os envolvidos no ecossistema dos esports em Portugal sejam devidamente remunerados pelo seu trabalho.
Houve, de facto, um atraso enorme da total responsabilidade da organização local do Campeonato Mundial de Esports, que teve como consequência a nossa equipa de produção ter ficado várias horas à espera, sem nada para fazer. Quando questionados pelo staff sobre se iam receber por essas horas extra, a resposta do nosso Presidente foi clara e indicou que, apesar de esta situacao nao ser da nossa responsabilidade, iremos honrar os nossos compromissos com a equipa da Defiant Media.
Lamentamos profundamente que um profissional que, até então, fazia parte da nossa equipa, tenha optado por divulgar informações falsas e difamatórias que prejudicam não só a imagem da FPDE, mas também a credibilidade do próprio desporto eletrónico em Portugal.
Importante notar que TODOS os restantes casters da equipa de produção da Defiant Media, assim como o seu responsável, Pedro Rodrigues, afirmaram explicitamente a FPDE que não se reveem nas palavras do seu colega.
Ainda mais lamentável é que este episódio de somenos importância tenha ofuscado, em parte, o notável sucesso da nossa seleção feminina, que obteve um brilhante 3. lugar no Campeonato Mundial, esse sim, um facto que importa fazer eco
A FPDE continuará a trabalhar de forma incansável para promover o crescimento e o desenvolvimento do desporto eletrónico em Portugal, sempre com base em princípios de ética, transparência e profissionalismo.
Convidamos todos os nossos parceiros, atletas, clubes e comunidade em geral a manterem-se unidos e a confiar na FPDE como a entidade que representa os melhores interesses do desporto eletrónico em Portugal.