O desporto electrónico na Europa viveu um dia de referência hoje, 21 de Fevereiro de 2020, com a constituição da European Esports Federation. Após um longo processo de discussão e convergência, 22 Federações representantes do mesmo número de países aprovaram em Congresso os Estatutos de constituição da Federação Europeia.
O 1º Congresso da European Esports Federation realizou-se no Parlamento Europeu com a presença de mais de 70 congressistas. A Federação agora constituída terá sede em Bruxelas.
A FPDE orgulha-se de ser membro fundador da European Esports Federation e de ter contribuído para a sua constituição.
Sendo certo que a realidade do desporto electrónico é distinta nos diferentes países, a enorme convergência nos temas importantes e o desafio da evolução no interesse comum foram determinantes na criação deste projecto comum a nível europeu. Fica assim criada uma plataforma unificada a nível europeu que se baseia na partilha de valores, na unidade entre todos os intervenientes, na moderação como alternativa à regulação, na identidade específica dos Esports e também na identidade europeia.
A FPDE subscreve este esforço de convergência, que também em Portugal tem liderado. A visão do desporto electrónico que defende em Portugal está alinhada com o projecto europeu, que assim a pode potenciar.
Convidamos desde já todos os nossos membros para uma apresentação e debate a realizar brevemente onde a Federação Europeia será um dos temas.